acvim logo diplomate_edited.png

ESPECIALIDADE DE MEDICINA INTERNA

Você sabe o que é a especialidade de medicina interna?

A designação Medicina Interna (do alemão Innere) tem, na sua origem, a referência ao conhecimento profundo e científico das doenças.

 

A Medicina Interna, é uma especialidade que se distingue de todas as outras especialidades veterinárias incluindo a clínica geral por se dedicar a complexidade dos casos.

 

Ao contrário da maioria das especialidades, que se definem por se dedicarem a um determinado órgão ou sistema (ex: Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia) ou a um determinado tipo de doença (ex: Oncologia), a Medicina Interna define-se como uma especialidade que trata o doente e não a doença.  Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção ao animal como um todo e que se distingue por ser o perito na abordagem clínica de múltiplas doenças concomitantes no mesmo animal. 

 

Daí decorre que seja um médico veterinário particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com animais com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

 

A medicina interna engloba diferentes áreas de diversas especialidades incluindo nefrologia e urologia, gastroenterologia e hepatologia, pneumologia, endocrinologia, hematologia, imunologia e doenças infecciosas. O internista, é como o especialista nesta área é chamado, também é especializado em várias modalidades diagnósticas como gastro-entero-colonoscopia, traqueo-broncoscopia, cistoscopia, laparoscopia, rinoscopia, etc... Além disso, alguns internistas também se especializam em procedimentos minimamente invasivos para o tratamento de algumas doenças como dilatação de estenose esofágica com balão, reparo de shunt portosistemico intra-hepatico com coils pela veia jugular, ablação de ureter ectópico com laser, litotripsia para remoção de pedras na bexiga e uretra, colocação de stent ureteral (normógrada percutânea e retrógrada cistoscópica), uretral e traqueal, colocação de Bypass ureteral subcutâneo, realizar cistolitotomia percutânea, polipectomias, além de outros. 

 

Perante um animal doente com vários problemas clínicos (por exemplo, cardíacos, pulmonares, renais, cerebrais e metabólicos), mais do que o somatório entre cardiologista, pneumologista, nefrologista, neurologista e endocrinologista, o internista é o médico do doente que compreende todos esses problemas e a sua inter-relação. Ele é o especialista com a melhor capacidade de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o tutor, definir o plano de atuação mais adequado e mais eficiente. 

Teste o seu conhecimento. Clique nas fotos e depois no link para tocar o vídeo. Responda as perguntas nos vídeos.

©2019 by Galvao Otoni Internal Medicine 

Lisle, Illinois, EUA

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Podomatic podcast
Uretra ablação a laser ureter ectop

Go to link